Embolização Prostática

Como funciona a Embolização prostática?

Examinamos mais de perto esse tratamento minimamente invasivo para pacientes que lidam com os sintamas da próstata aumentada.

O que é a embolização prostática?

A embolização prostática é um tratamento minimamente invasivo, inovador e não cirúrgico para homens com sintomas do trato urinário causados pelo aumento da próstata (hiperplasia prostática benigna, ou HPB). Em diversos estudos clínicos, este procedimento demonstrou excelentes resultados com baixo risco.

O que é a hiperplasia prostática benigna (HPB)?

A próstata é uma glândula localizada logo abaixo da bexiga. Ele envolve a uretra, o tubo que transporta a urina para fora da bexiga. À medida que o homem envelhece, a próstata aumenta e muitas vezes começa a pressionar a uretra, reduzindo o fluxo de urina. Esse aumento do volume da próstata não relacionado ao câncer é chamado de hiperplasia prostática benigna.

A hiperplasia prostática benigna é a doença mais comum da próstata e é muito comum em homens de meia-idade e idosos. Pode afetar 50% dos homens com 60 anos e 90% das pessoas com mais de 85 anos. Para alguns homens, a redução no fluxo de urina pode ser significativa, determinando redução na qualidade de vida

Quais os sintomas mais comuns da HPB?

O aumento da próstata pode causar sintomas muito debilitantes que têm impacto na qualidade de vida. Alguns homens podem permanecer assintomáticos e não necessitarem de tratamento, apesar de apresentarem aumento prostático significativo. Os principais sintomas incluem:

🚨 Se não for tratada, a HBP causa retenção urinária e pode levar a complicações graves, como infecções do trato urinário, cálculos na bexiga, hematúria (sangue na urina) e insuficiência renal.

Como a HPB é diagnosticada e quais as opções de tratamento?

O diagnóstico é feito com base no histórico médico do paciente e em um exame físico detalhado. Além de exames de sangue (dosagem do PSA), ultrassonografia e/ou ressonância magnética da próstata. Existem vários tratamentos sugeridos, de acordo com a gravidade dos sintomas.

⚠️ Se você apresenta sintomas urinários, converse com o seu urologista e com o seu radiologista intervencionista.

Como funciona a embolização prostática?

Durante o procedimento, um cateter (um tubo estreito) é inserido na virilha ou no pulso. O radiologista intervencionista usa imagens de raios-X para guiar este cateter até os vasos que irrigam a próstata. Depois de confirma que o cateter está na posição correta, pequenas esferas são enviadas através do cateter e colocadas dentro das artérias que levam à próstata. As esferas restringem o fluxo sanguíneo para a próstata e fazem com que ela encolha.

Na grande maioria dos casos este procedimento é realizado sob sedação. Dessa forma permitimos que a maioria dos pacientes volte para casa no mesmo dia do procedimento ou no dia seguinte, pela manhã.

O que você precisa saber

Como sei se a embolização prostática é ideal para mim?

Este tratamento não cirúrgico é para homens com sintomas relacionados ao aumento do volume prostático que tentaram outras terapias e desejam ou precisam evitar cirurgias mais invasivas. A consulta com o radiologista intervencionista pode determinar se você é um candidato ideal. Nesta consulta, você pode ser perguntado com que frequência você tem sintomas urinários relativos ao aumento prostático, quão graves eles são e o quanto eles afetam sua qualidade de vida.

🫵 E, se você estiver considerando este procedimento, agende uma consulta conosco. Juntos, determinaremos se a embolização prostática é o tratamento mais adequado para você.

Quais são os riscos da embolização prostática?

Orientações e medicamentos serão prescritos para amenizar a grande maioria dos sintomas relacionados ao procedimento.

Os benefícios da embolização prostática

Perguntas frequentes

A embolização prostática é coberta pelos planos de saúde?

Sim. A Agência Nacional de Saúde (ANS) já incluiu a Embolização prostática no Rol de Procedimentos de cobertura obrigatória para planos de saúde. O Rol da ANS pode ser consultado no seguite endereço eletrônico: Rol da ANS

Se a minha próstata voltar a crescer, ainda posso realizar cirurgia após a embolização prostática?

Sim. Um dos maiores benefícios das terapias minimamente invasivas é que elas não impedem que você faça mais tratamentos, se necessário, no futuro. Isto inclui terapia medicamentosa, ressecção transuretral (RTU) ou mesmo repetir a embolização prostática.